Eternizar

Os beatles nasceram no início da década de 1940, ou seja, há 70 anos atrás.

Se reuniram, como banda de rock, em 1957, ou seja, há 53 anos atrás.

Fizeram sucesso explosivo em 1963, ou seja, há 47 anos atrás.

Bem, depois disso eles nunca mais deixaram de fazer sucesso.

A geração deles os venerou, a geração antes deles, e as gerações depois. Tanto é que jovens de 18 anos hoje se empolgam com a mesma intensidade que os jovens da década de 60. Eu até conheço crianças de 4 anos que gostam.

Ao longo desse tempo todo, muitas bandas surgiram. Muitas se eternizaram, mas muitas simplesmente se vaporizaram. O tempo passou, se modernizou, o estilo musical mudou, mas a veneração pelos beatles só aumentou. Mesmo 50 anos depois da banda, ela não soa como velha.

Ontem o Paul McCartney fez seu primeiro show da turnê aqui no Brasil. E duas garotas conseguiram o que todos os beatlemaníacos no mundo almejam: elas foram chamadas para subir no palco pelo próprio Paul, que assinou o braço delas.

Tudo isso por causa de um cartaz que elas levaram, e ele leu (clique na imagem para ver a reportagem sobre isso).

 

Agora, a minha pergunta é: POR QUE eles se eternizaram? O que deixou suas músicas tão excepcionais? Mesmo que você não seja fan ou não goste dos Beatles, não pode negar que a influência deles é poderosa, quase  que uma magia. A prova disso são os milhares de fans que surgem ao longo dos anos, e aqueles que permanecem fans ao longo dos anos.

Desde quando me encantei com Beatles pela primeira vez, eu me pergunto isso. O que vocês acham?

Me ajudem a desvendar o mistério! 🙂

2 respostas em “Eternizar

  1. Ain, Lu! Eu também não sei! Acho que o segredo de se idolatrar um ídolo é vc descobrir e se se encantar por si só com as músicas. Tipo eu! Eu não era muito fã pq eu só conhecia as músicas que todos conhecem e vc vivia falando desles… do nada bateu uma vontade de eu mesmo buscar as músicas. Acabei descobrindo que AMO The Beatles! São uns fofos, sim SÃO! Como vc disse, se eternizaram : ) E ontem eu estava no quarto lendo um livro qnd repentinamente ouvi “CLOSE YOUR EYES AND I’LL KISS YOU…” – que passava no fantástico – eu dei um pulo da cadeira e fui tomada por um sentimento muito de forte de querer estar lá!!

    : )))

  2. A proposta dos Beatles vem num momento interessante, porque os moldes da sociedade, no geral, demandam alguma expressão de escape. Só pra lembrar, a Europa (e por consequência, a Inglaterra) passava por reconstrução, reconrdando-se do caos e dos males da Segunda Guerra. O desenvolvimento da bomba nuclear, a rápida inserção na Guerra Fria e o medo de um conflito soviético-americano, cujo meio de conflito era a Europa, muito possivelmente apavoravam as pessoas e sociedades da região. De repente, as pessoas precisavam de uma voz que simbolizasse amor ou paz. Fato é que os caras marcaram a história, tanto no sentido musical quando cultural, incutindo, antes de tudo, a preservação da vida e da paz, seja pelo amor ou outros entorpecentes (hehehe). Hoje os problemas, num geral, mudaram apenas de roupagem – a guerra contra o terror substituíu o medo do embate nuclear -, sempre atualizando a proposta dos Beatles.

Deixe um comentário

