Quero meu dinheiro de volta!

Estou lendo um livro chamado “O Andar do Bêbado”. Esse livro fala sobre a aleatoriedade das coisas na vida, mostrando como existem padrões em processos aleatórios, e como há aleatoriedade em algo aparentemente padrão.
Bem, estava conversando com a Lu, e ela me falou sobre o Ipod Shuffle, aquele que se utiliza de um processo aleatório na escolha das músicas.
Luciana diz:
to ouvindo uma musica do john
q ele colocou a yoko p cantar
hauihaiuahiauh
engraçado
Euler diz:
KKKKKKKKKKKKK
sua viciada em beatles
Luciana diz:
hauhauha
ta no shuffle
nem sou eu q escolho a musica
hauauh
Você deve ser perguntar: Mas será que esse troço é aleatório, afinal a música escolhida foi justamente do John, o amante (virtual) da Lu?
Bem, no livro “O andar do Bêbado”, o autor fala sobre o que é um processo aleatório e o que nós entendemos como algo aleatório. Para exemplificar, vamos imaginar duas sequência de jogadas de moedas (não-viciadas), sendo que cara é representada por (O) e coroa por (X), observe:
1)O-O-O-O-X-O-O-X-O-O
2)O-O-X-O-X-X-X-O-O-X
Se eu perguntar qual das duas sequências é aleatória, provavelmente escolherão a segunda opção. Entretanto obter um resultado igual a primeira sequência é tão possível como a segunda sequência,  embora seja mais difícil de obtê-la. O que quero dizer é: “Embora seja difícil, é possível obter qualquer sequência no lançamento de moedas não-viciadas, basta paciência ou sorte. Será que na vida também não é assim?”
Bem, o que a Apple fez? Criou um programa que escolhe as músicas aleatoriamente e você que comprou um Ipod Shuffle, ao ouvir suas músicas observa que as canções estão se repetindo demais. Ao ouvir 10 músicas, 4 são repetidas. Você, indignado, com certeza ligaria para Apple e reclamaria, afinal aquilo não é aleatório, suas músicas não estão tocando da forma como você esperava. Seria como você comprar uma moeda não-viciada, e obter algo parecido com a primeira sequência O-O-O-O-X-O-O-X-O-O.
O que a Apple inteligentemente fez? Criou um programa não aleatório para escolha das músicas, porém com cara de “aleatório”, ou seja, ele não repetiria as mesmas músicas, justamente para se fantasiar de aleatório. É como se o programa do Steve Jobs forçasse sair algo como a segunda sequência de moedas O-O-X-O-X-X-X-O-O-X. Genial.
Eu sempre achei que meu Ipod não repetia as músicas porque a probabilidade era baixa, mas não, o tempo todo fui enganado pela Apple. Quero meu dinheiro de volta!
4 respostas em “Quero meu dinheiro de volta!

  1. Caracas, eu nunca pensei nisso. GENIAL! \,,/
    Como vc sai espalhando essa info sobre o John lennon assim pra geral?? HAUHAIUHAIUHAIUHAI
    BRINKS!!! besta!

  2. Não que eu tenha entendido algo sobre aleatoriedade, mas creio você merece seu $$ de volta, Euler!
    O Steve e o Bill só querem saber do nosso $$, para ficarem mais ricos, soberanos e onipotentes.
    Tô querendo ser xiita não, mas há vida além do windows: sem maçãs mordidas, anti-vírus ou informações “roubadas”.

    Lu, acho que você merece o John e todo o amor dele, mas também a liberdade de ouvir suas músicas aleatoriamente, se assim quiser.

    ;]
    Como diz um amigo meu… Sejamos livres!

  3. Carol, pelo que eu entendi do livro, o processo é aleatório com reposição. Porém, se por acaso, um música voltar a se repetir num período de tempo curto, então o programa faz uma outra amostragem, desconsiderando a música repetido. Repetir uma música de vez em qnd tb seria bom para dar a impressão da aleatoriedade.

Deixe um comentário

