Teorema de Euler

Eu sei que o estatístico/matemático aqui é o Euler, mas venho informar-lhes que fui eu quem descobriu o Teorema de Euler (escreve-se “Euler”, mas lê-se “Hóiler” ta?) .

Imagino que vocês estão se perguntando “mas como, Lu?”. Primeiro, nada de “como Lu”, e segundo, foi tudo culpa do Acaso. Acaso é um cara super gente boa que encontrei na rua um dia desses. Estávamos conversando sobre o céu, a terra, o universo, Deus, a galáxia, os Beatles, a ontologia do ser, a natureza, … , até que chegamos a uma questão incógnita.

Eu lhe perguntei: “Da onde você veio, Acaso?”

Ele ficou por um momento calado. Hesitou ao abrir a boca e tentar responder, mas se decidiu pelo silêncio. Encarou-me por um instante, e então disse, revelando uma seriedade inédita em sua voz:

“Você sabe da onde vem Deus? Creio que não. Eu sou aquele que ninguém pode controlar, aquele que simplesmente chega e acontece, aquele que traz as melhores surpresas, mas também as não tão boas assim. Uns me chamam de “coincidência”, “destino”, “vontade Divina”, você pode ficar à vontade. Eu particularmente prefiro ser chamado de Aca”.

Diante dessa confissão repentina, eu fiquei matutando por um bom tempo. De alguma forma inexplicável, havia um clima místico no ar.

“Ai, Aca, você é muito aleatório.”, eu disse.

“Que saco, todo mundo confunde. Aleatório é meu primo. Raios, somos tão parecidos assim?”

Depois dessa fala eu percebi que a conversa estava fugindo do meu foco que era criar um teorema. Assim, agradeci pela companhia e fui ao parque me sentar embaixo de uma macieira para refletir.

Até que uma maçã cai BEM NA MINHA CABEÇA. Nossa, doeu muito. Enfim, ao sentir o galo latejando, olhei em volta e percebi que havia uma área relativamente grande para aquela maçã cair. Mas não, ela foi cair em cima de mim. Na mesma hora lembrei do Acaso. “Aquele danadinho, tinha que descontar em mim, não é mesmo? Acho que estou sentindo a presença do primo dele aqui…que coisa bizarra.”

Foi quando fez-se a luz. Pensei que a probabilidade dessa maçã cair na minha cabeça seria a mesma de cair na cabeça de qualquer outra pessoa dependendo de quem estivesse sentado naquela macieira naquele momento levando em consideração a área da cabeça da pessoa e a área que a copa da árvore abraça não esquecendo também de considerar se a árvore está em sua época de frutos ou não e se os frutos estão muito maduros ou pouco maduros e lembrando mais uma vez que poderia ser traçada uma normal para esse evento a não ser que se descartasse a probabilidade do acaso e qualquer integrante de sua família aparecer.

Não tem sinais de pontuação porque é matemática, desculpe.

De acordo com todo esse pensamento, eu finalmente encontrei a fórmula batizada de “Teorema de Euler”. Eu percebi que o Euler gosta muito da normal. Assim, eu criei uma normal específica para ele, uma normal onde todos os eventos são padrões, não há ocorrência do Acaso. Sim, o Acaso foi excluído, ele jogou uma maçã na minha cabeça.

Enfim, o teorema é: excluindo-se os eventos normais do acaso, o qual abrange tudo e nada, restarão apenas os eventos padrões.

Não fez sentido nenhum? Ah, meu bem, pelo visto você precisa estudar MOITO. E outra, é matemática, o que você esperava mais? 😛

AH, ficou faltando a fórmula do teorema de Euler:

A – (normal).

7 respostas em “Teorema de Euler

  1. uhm…se tivessemos mais intimidade com o Oráculo, nem precisariamos conhecer o Acaso ou o Aletório.
    Mas que o que é a vida sem emoção? Obrigado acaso, obrigado aletório por existirem.
    Somos todos normais com um pouco de desvio. hehehe

  2. Cacetada, ficou excelente!!!!

    Nem eu poderia dar uma definição melhor sobre normal, acaso, aleatoriedade, essas coisas…
    E olha que vi essas coisas nem tem muito tempo hahahaha

    Affe mari, vai ser nerd assim lá na casa do….. chapéu.

Deixe um comentário

