Estaticando!

Hoje resolvi escrever sobre estatística. Pra quem não sabe, sou formado nisso, na verdade dizem que sou bacharel em estatística. Todo mundo acha bonito esse nome BACHAREL, mas poucas pessoas sabem que o bacharel em alguns países é um grau dado as pessoas que concluem o primeiro ciclo de ensino superior. Após isso, podem concluir o estágio seguinte que é o grau de Licenciado. Já no Brasil é: Licenciatura → Estágio → Bacharel.
Sobre a estatística, queria falar sobre a normal. Anormal?!? Nãoooo!!! Sobre a distribuição NORMAL. Mas o que é/seria isso? De forma bem simples, é uma distribuição de probabilidade utilizada na maioria das aplicações estatísticas.
Hummmm!?!? – Entendi nada Euler.

Olhe a figura abaixo, pode até não ser explicativo, mas é tão bonitinha.

Olhe ela em 3D. Que coisa linda, né?

Mas enfim, o que essa distribuição diz? Veja, como a área maior se concentra próxima a média. Um pequena área se concentra muito acima da média (observe a cauda direita), e uma pequena área se concentra muito abaixo da média (observe a cauda esquerda).

Humm!?!? – Tô entendendo nada Euler.

Vamos lá. Esse é o tipo de comportamento que acontece NORMALMENTE (dai vem o nome da distribuição) na natureza. Por exemplo, como se distribui um a altura da população brasileira? A maior parte da população tem altura que vai de 1,50m a 2,00m. Existem poucas pessoas que se concentram acima dos 2m e poucas pessoas que se concentram abaixo dos 1,50. Daí construimos uma distribuição (de probabilidade) das alturas, que é parecida com a figuras acima, ou seja, com essa distribuição, ao escolher aleatoriamente um pessoa na população, qual a probabilidade de obter uma pessoa com 2,20m? Intuitivamente você responderia: “Díficil!” Com a distribuição você pode dizer o quão difícil é obter tal evento.

E por que estou falando isso? Por que esse comportamento acontece em muitos casos da vida cotidiana. Pense na seguinte situação: Qual a probabilidade de você conhecer um gênio na faculdade? Muito baixa. E qual a probabilidade de conhecer um jegue? Depende se você mora na roça! HA-HA.

Veja bem, olhe onde quero chegar. Quando conhecemos uma pessoa inteligente, provavelmente ela está numa faixa de inteligência muito próxima da sua. Por isso, o importante é perseverança e não a inteligência ou o talento, embora os dois ajudem muito. Veja que todos somos inteligente. Uns mais inteligente que os outros. Logo, seja bem-vindo aos OUTROS!

Anúncios

7 respostas em “Estaticando!

  1. Estatística foi a disciplina responsável pela maior parcela de braindamage que obtive na faculdade. Mas acho que você fez bem em se formar nisso, daí vc cria um “Teorema de Euler”, bonito ein?

    • Estatística é a matéria mais mal ensinada nas faculdades. Mas isso tb é responsável pela grande parcela de aulas particulares que dou! haha
      Teorema de Euler, vou escrever sobre! uAHUAHuAH

      • Acho que estatística é mal ensinada até no próprio curso de estatística! Vejo isso agora que estou no Mestrado, onde tem professores que de fato se interessam pelo aprendizado do aluno! Ainda bem q o Geraldo vai se aposentar este ano! Deixo um beijoSELIGA pra ele rsrsrsrsr
        qto ao seu post, tive a mesma sensação que a Lu comentou aqui!! heheheh
        só vc mesmo!!!!
        Bjinho, Euler!

  2. Amigo, sinceridade, assim q eu comecei a ler, as seguintes palavras surgiram em minha mente: “CARAI VEI!” seguidas de “AIUHAIUAHIUAHIUAIUAHAIUHAIUHAIUA”. Só vc mesmo, seu viciado em normais! xD

  3. AHuaHuaHuAhaUhA
    muito boa.
    Melhor ainda é seu comentário sobre aulas particulares, hahaha.
    Vc então tá contribuindo para uma universidade pior? kkkkkkkkk

    Brincadeira, é que eu faço parte dos outros, hahahahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s