Parabéns Paul!

Hoje é sexta-feira, dia 18 de Junho. Há 68 anos atrás nasce James Paul McCartney.  O Beatle canhoto, com personalidade doce e rostinho de garoto bonzinho, dono de um vozeirão e de uma criatividade e genialidade musical difícil de se ver por aí.

Achei um vídeo muito bom, e gostaria de compartilhar com vocês. Trata-se de uma homenagem que o presidente Barack Obama fez para Paul quando o presenteou com o prêmio anual de grande contribuição para a cultura americana.

Vou transcrever alguns trechos (a partir de 2:30 no vídeo – o inglês do Obama é muito bom, fica a dica pros aprendizes praticarem):

“Passamos com dificuldade por este ultimo um ano e meio e neste momento nossos pensamentos e orações estão com amigos em outra parte do país que possui um legado musical extremamente rico: as pessoas da Costa do Golfo que estão lidando com uma situação que nós simplesmente não tínhamos visto antes. É de partir o coração. E reafirmamos  juntos, eu acho, nosso comprometimento para  cuidar disso afim de que suas vidas e comunidades sejam unificadas novamente.

Mas parte do que nos ajuda a passar por momentos difíceis é a música, a arte; a habilidade de capturar nossa mais profunda essência; a nossa parte que canta mesmo quando os tempos estão difíceis.

E é de acordo com isso que a Biblioteca escolheu presentear o prêmio Gershwin desse ano para o homem cujo pai tocou composições Gershwin para ele no piano; para o homem que cresceu para se tornar o compositor de mais sucesso na história – Sir Paul McCartney.

Por sua definição, a música popular é temporária. Raramente é composta com uma meta de vencer o tempo. Mais rara ainda é aquela que de fato conquista essa meta.  É isso que faz a carreira do Paul ser lendária.

É difícil de acreditar que já faz quase meio século que quatro rapazes de Liverpool aterrissaram pela primeira vez em nosso solo – e mudaram tudo da noite pro dia.  E eu preciso compartilhar essa história: enquanto estávamos sentados ali, eu aprendi que o baixo que Paul estava tocando no palco é o mesmo baixo que ele tocou no Ed Sullivan Show, o qual custou 30 mangos a ele.  Ele disse que suspeita que o baixo custa um pouco mais agora (risos).

Mas os Beatles não foram os primeiros rock stars. Eles foram os primeiros a falar que outros abriram as portas para eles. Porém eles quebraram as paredes para todo mundo. Em poucos anos eles já haviam mudado para sempre a maneira como nós ouvimos, pensamos e tocamos música. Eles ajudaram a consolidar a trilha sonora de uma geração inteira – uma era de possibilidades ilimitadas e de uma grande mudança.

E por quatro décadas, Paul não parou – fazendo turnês pelo mundo com sua banda Wings ou sozinho, tocando rock desde pequenos halls a grandes concertos. Ele compôs centenas de músicas nesses anos – com John Lennon, com outros, sozinho. Aproximadamente 200 músicas foram sucessos – reflita – e permaneceram nos tops por 32 anos.

Seu talento tocou bilhões de vidas. É como ele confessou na primeira aparição dos Beatles no Ed Sullivan Show – onde ele carregou aquele baixo – naquela noite que mudou tudo, Paul disse “Por sorte nós não sabíamos o que era a América. Só sabíamos do nosso sonho sobre ela, ou provavelmente nós teríamos ficado muito intimidados”.

Hoje à noite, é meu imenso prazer presentear o maior prêmio da América para música popular em nome de uma nação agradecida – agradecida por um jovem inglês ter compartilhado seus sonhos conosco: Sir Paul McCartney”.

Parabéns Paul!

Anúncios

Uma resposta em “Parabéns Paul!

  1. MUITO FERA, Naná. Como vc achou isso? Fica caçando tudo dos Beatles no youtube 24h por dia? Hahahahaahaha

    Enfim, foi muito legal. E vc reparou que todo aquele discurso deixou o Paul emocionado e somente aquelas 3 ou 4 palavrinhas do Paul, que ele nem chegou a completar a frase, deixou o Mr. Obama emocionado, hehehe.

    Realmente, ter um Beatle em sua presença não é nada fácil de lidar, mesmo vc sendo o cara mais poderoso do mundo, hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s