Jabulani

Imagino que muitos já saibam que a Adidas fez uma bola especial para a copa do mundo, e a batizou de Jabulani.

Porém, parece que a tecnologia empregada na nova bola não foi do agrado de alguns jogadores, como um dos membros do Triunvirato, Júlio César. De acordo com o site da Folha, ele disse que “a bola é horrorosas”. Sim, você leu certo e eu não escrevi errado, tá lá, registrado, ele disse que ela é “horrorosas”. A questão que fica é se o redator do site da folha tem sérias problema do concordâncias, ou se a pessoa não prestou atenção na hora de acrescentar o comentário dele à notícia, ou ainda se ele quis dar uma indireta ao JC sobre sua dificuldade gramatical.

 Críticas à parte, ele disse que a bola é horrível, pois é como aquelas de supermercado. Lembrei daquelas bolas de EVA leves, que a gente costumava jogar três cortes no colégio. Elas eram boas pra tacar uma cortada, afinal não era preciso empregar muita força.

Os jogadores imaginam que essa leveza da bola é intencional: os organizadores da copa esperam mais gols, na opinião deles. O que não é nada bom para o goleiro, naturalmente.

Mas eu acho que o Robinho ficou com medinho…

…apesar de achar que o Kaká gostou. Ele tava com problemas na coxa, imagino que a bola mais leve seja melhor pra ele…ou não, hehe.

Ai, como o Kaká é gracinha…

Er, voltando! Falaremos do nome da bola: JABULANI. Esse nome está escrito em isiZulu, a língua zulu, falada na região da África do Sul, Lesoto, Moçambique, Suazilândia e Zimbabue. É uma das 11 línguas faladas na África do Sul, especialmente na província de Kawazulu-Natal. Não é falada somente pela população de etnia zulu, como também por grande parte da população de origem asiática e europeia residente nessa província.

O idioma possui dicionário, gramática, Bíblia, sites na internet e até dublagem do filme Rei Leão da Disney. Ou seja, tá afim de aprender?? Não é tão complicado como você imaginava!

Jabulani significa “Trazendo alegria para todos”. A bola foi criada toda em cima de um contexto de união e harmonia, desde o significado de seu nome, até as cores (11), que representam os diferentes dialetos e etnias da África do Sul.

Eu realmente espero que essa bola seja capaz de trazer alegria para todos mesmo. Ouviu, Dunga??

Anúncios

Uma resposta em “Jabulani

  1. Pingback: Momento e Copa do Mundo!! | gotas de sabedoria… ou não

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s