Brasília Nova!

Não estou falando do novo modelo do carro dos mamonas. Estou falando de um Brasília nova embora cinquentona.  Muito tempo para uma pessoa, pouco tempo para uma cidade. É uma daqueles lugares que ou você ama ou você odeia. Não existe meio termo. Ontem foi o dia de dar o parabéns mas hoje acredito que devemos avaliar a real situação da capital.

Na maioria das homenagens de ontem fizeram questão de frisar a diferença entre a corrupção e as pessoas que vivem e trabalham na cidade. Sem querer generalizar, mas qual é a diferença mesmo?

Todos nós falamos das vantagens da democracia, mas e as responsabilidades? Todos já ouviram falar em crime de comissão por omissão? Vou tentar explicar através de um exemplo. Um salva-vidas que assiste, inerte, ao afogamento de um banhista incorre na prática do delito de homicídio (comissão) por omissão.

Bem, onde eu quero chegar com isso? É triste ver que Brasília está prestes a cometer o mesmo erro. Arruda renunciou ao senado por práticas ilegais dentro daquela casa. Votamos nele. Venceu no primeiro turno. Foi cassado, preso e pisado pela opinião pública. Teve o castigo que mereceu, afinal tratou o povo de Brasília como idiotas. Tudo bem que o povo de Brasília fez o papel de idiota ao votar nele, mas o processo é esse, votamos e aprendemos.

O que vem me deixando horRorizado é a ideia de que o ex-Governado Roriz pode voltar. Por quê? Simples! O fato dele ter renunciado ao senado por práticas ilegais dentro daquela casa te lembra alguma história? Agora me diga, será que cometeremos o mesmo erro? Será que temos o direito realmente de reclamar da fama da nossa capital? Não estaríamos cometendo um um delíto por comissão?

Se os brasilienses querem mudar a visão que o Brasil tem de nossa cidade é preciso começar a mudança aqui. Não é mais admissível ouvir coisa como, “Ele rouba mas faz!” Roubar é um verbo transitivo direto. Quem rouba, rouba alguém, e quem é esse alguém? O problema do nosso povo é pensar que esse verbo é intransitivo. Tá vendo que nosso problema é de regência? Sempre temos regentes corruptos. Vamos deixar a voz passiva e nos tornar sujeitos do futuro da cidade.

Brasília precisa mudar, mas não tem como mudar sem mudar o pensamento e principalmente a atitude. Já chega de trocar o voto pela dignidade. Quem vende voto não tem opinião. Quem não tem opinião é parasita. E parasitas merecem ser governados por Amebas.

Obrigado Brasília! Que possamos contruir uma nova tradição para a cidade.

Anúncios

2 respostas em “Brasília Nova!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s