Como fazer uma dedicatória

Percebi que muita gente procura no Google dedicatórias para livros. Mas aí é que tá: não tem graça nenhuma receber um presente com dedicatória sabendo que não foi a própria pessoa que escreveu. A graça – e a magia – da coisa está em expressar nosso carinho em palavras para a pessoa especial, e essa idéia é o fundamento do tutorial a seguir.

Uma pequena observação antes: não precisa ser escritor para redigir um texto bom. Texto bom é aquele que cativa as pessoas, lembre-se disso. ;)

Passo 1: O motivo.

Você escolheu determinado livro para presentear determinada pessoa por algum motivo. É importante ter esse motivo em mente: seja porque a pessoa já queria o livro, seja porque é um assunto que possa interessá-la, seja porque você quer surpreender a pessoa, etc.

EXEMPLO: escolhi o livro porque a pessoa adora história da arte e quer estudar Artes Plásticas.

Passo 2: O livro.

É bom saber, ao menos superficialmente, o tema do livro. Leia a contra capa, ou pergunte para o vendedor do que se trata, isso será útil.

EXEMPLO: o livro fala sobre história da arte.

Passo 3: A pessoa.

Se você quer escrever uma dedicatória para esta pessoa, é porque é uma pessoa especial. Assim, é bom observar o jeito da pessoa, se é uma pessoa meiga, se adora fazer piada, se é mais reservada, séria, acadêmica, cult, etc. É legal saber também músicas e filmes que a pessoa gosta. Você vai direcionar seu texto ao estilo da pessoa.

EXEMPLO: é uma pessoa Cult, adora fazer piada, é meiga e curte rock.

Passo 4: Você.

Qual seu nível de relacionamento com a pessoa? É um amigo, familiar, namorado(a), chefe, professor? Você vai adequar seu texto ao nível de relacionamento, lembrando de expressar sua personalidade. Por exemplo, se você vai presentear um amigo que você sempre brinca com ele de determinada maneira, é legal mencionar essa brincadeira (óbvio que se for uma brincadeira que a pessoa não gostar muito, deixe quieto, hehe).

EXEMPLO: é minha irmã. Ela adora aquele vídeo do youtube do traveco Vanessão.

Passo 5: A dedicatória.

Agora é o momento de escrever; vai ser fácil depois de ter coletado todas as informações. Lembrando que você pode usar mais info, eu só listei as mais básicas. Você já tem um motivo, sabe sobre o tema do livro e sabe como a pessoa é. Você vai exercitar sua criatividade juntando todas essas informações de modo a cativar a pessoa. Claro, quando for escrever, vai colocar seu sentimento e personalidade nas palavras.

O mais legal é ser criativo. Não há limites para criatividade! ;)

EXEMPLO: Agora vou juntar tudo: (a pessoa adora Artes Plásticas) + (o livro fala sobre história da arte) + (é uma pessoa Cult, adora fazer piada, é meiga e curte rock) + (é minha irmã Vanessa) + (expressar com meu estilo). Claro que eu não preciso necessariamente usar todas as informações; posso escolher só algumas.

O resultado:

Nessa,

Leonardo Da Vinci já dizia: “Quanto mais conhecemos, mais amamos.”

Ele estava certo! ;)

Vanessão também já dizia: “Finte reais o babado é certo.”

Não tenho certeza se ela (ou seria ele?) estava certo(a). :P

Beijos

Naná

É isso! O mais importante é lembrar do fundamento da coisa: expressar seu carinho em palavras para cativar a pessoa. Certamente você vai conseguir fazer uma dedicatória boa baseando-se nisso. :)

Poderá gostar também de: Os Livros e suas Dedicatórias

About these ads

2 comentários sobre “Como fazer uma dedicatória

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s